Recife, Segunda Feira, 29 de Maio de 2017

A NLINK



A Nlink® surgiu no final do ano de 1995 com o principal objetivo de apresentar uma alternativa de qualidade às conexões de acesso discado disponíveis no mercao, alcançado de imediato este objetivo utilizando soluções inovadoras, como por exemplo a adoção do mesmo sistema operacional onde a internet se desenvolveu com o patrocínio dos Serviço Militar dos EUA na ARPANET, Unix BSD.

As inovações continuaram, acompanhamos o momento em que as unidades certificadoras surgiam e implementamos o primeiro servidor rodando Apache com Secure Socket Layer, atraindo a atenção de grandes clientes.

Um destes clientes, a Telemar®, também nossa fornecedora na época, gerou a demanda por transmissões ao vivo, implementamos então o serviço para transmissão via RTSP (Protocolo de Stream em Tempo Real), com incentivo da RealAudio™.

Atendemos também a outra necessidade que surgia no setor educacional: a divulgação em tempo real dos resultados dos vestibulares. Em pareceria com os grandes colégios e centros educacionais no Nordeste chegamos ao pico de 1,6 milhões de pesquisas em nossos bancos de dados. Na época, somenete nossos servidores ficavam no ar, agregando valor ao site dos colégios parceiros.

Como o mercado de internet estava mudando, passávamos então a oferecer o acesso via tecnologia ISDN e, ao mesmo tempo, links entre empresas para acesso às filias, quando ainda começava a aparecer a WaveLAN, criada pela Lucent AT&T. Inciávamos as primeiras interconexões sem fio.

Com a boa aceitação do padrão WiFi (802.11) em outdoor, padrão sucessor ao Wavelan, não mais proprietário, já com uma definição clara no IEEE, a Nlink deu outro passo de inovação e criou a própria solução WiFi baseada no FreeBSD®. Em 2008 passamos a embarcar esta solução em placas como, por exemplo, as WRAPs e ALIX com processadores AMD.

Em paralelo ao desenvolvimento da rede sem fio propria, criamos um agrupamento de servidores para tratar os e-mails da Nlink e dos clientes de hospedagem de domínio. Para tanto, criamos o servidor de e-mail mais eficiente do mercado local. O nosso servidor opera, hoje em dia, com aproximadamente 7 milhões de mensagens armazenadas em um sistema de arquivo BigData.

A Nlink, atualmente, fornece ainda centrais telefônicas próprias, instaladas nos clientes, o que provoca uma considerável redução nos custos de telefonia. Em outras palavras, geramos economia e praticidade para empresas. Com a certificação dCAP, implementamos soluções modernas, para atender às demandas de nossos clientes.

Enfim, continuamos a pesquisar e inovar no setor de Tecnologia da Informação (TI). Estamos, sempre, nos atualizando, com o objetivo de nos adequarmos às novas demandas do mercado, com foco em Pesquisa e Desenvolvimento.